LEIA OS TEXTOS E AS QUESTÕES, PENSE E DEPOIS RESPONDA.
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CLIQUE SOBRE A RESPOSTA CORRETA.
Leia o trecho do texto abaixo que pertence ao “Manual de Etiqueta: 33 dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade”.
[21] “Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente”, aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades.
O conselho dado por Ricardo Young pretende:
Contribuir para a preservação das sacolas plásticas.
Evitar desperdício das sacolas plásticas.
Vender mais sacolas de pano.
Evitar entupimento dos bueiros.
O texto da questão anterior tem a finalidade de:
Divertir o leitor.
Influenciar o leitor para que ele mude de atitude.
Vender um produto.
Contar uma história ao leitor.
Observe o quadrinho da Mafalda:
A expressão de Mafalda, no último quadrinho, revela:
Satisfação.
Aborrecimento.
Alegria.
Realização.
Leia o trecho do texto abaixo:
Vira-pulga
“Eu sou um cachorro de cidade. Não tenho raça nenhuma, me chamam injustamente de vira-lata, quando na verdade deviam me chamar de fura-saco, pois não existe mais lata de lixo hoje pela rua. Apesar de ser um vira-lata, ou melhor, um fura-saco, eu tenho nome: Palito, que foi dado por minha dona, que achava o meu latido muito fino...”
Fonte: Diléa Frate. Histórias de acordar. São Paulo. Companhia das Letrinhas. 1996. p. 69.
O cachorro se chama Palito porque:
Late finíssimo.
É um cachorro de rua.
É um fura-saco.
Não tem nenhuma raça.
No trecho: "Sou Maluquinho, MAS não sou doido de estragar meus livros!". A palavra sublinhada, estabelece uma relação de:
Conclusão.
Explicação.
Contradição.
Alternância.
Leia o trecho do texto:
O pulo
A Onça encontrou o Gato e pediu: - Amigo Gato, você me ensina a pular? O Gato ficou muito desconfiado, mas concordou. Nas últimas aulas, a Onça pulava com rapidez e agilidade, parecia um gato gigante. - Você é um professor maravilhoso, amigo Gato! Dizia a Onça, agradando(...).
Fonte: Francisco Marques. Contos e lendas populares.
Neste trecho do texto, quem disse que a onça "parecia um gato gigante" foi o:
Professor.
Gato.
Leitor.
Narrador.
Leia o texto:
Fandango (dança cultura popular)
É mais comum no sul e sudeste do país, principalmente no litoral. Os participantes formam rodas ou pares. Em algumas variações, os dançarinos arrastam os pés, enquanto em outras, batem os pés para marcar o ritmo. Para isso, os homens usam botinas com saltos ou tamancos de madeira. O acompanhamento musical é feito por viola, rabeca, pandeiro e sanfona. Nos estados do Nordeste, o fandango também é conhecido como marujada.
Fonte: Almanaque Recreio. São Paulo: Editora Abril. 2003. p. 92
No trecho “Em algumas variações, os dançarinos ARRASTAM OS PÉS, enquanto em outras, BATEM OS PÉS para marcar o ritmo”, as expressões sublinhadas dão ideia de:
Ordem.
Modo.
Causa.
Lugar.
Leia o texto abaixo:
A gralha vaidosa
Júpiter deu a notícia de que pretendia escolher um rei para os pássaros e marcou uma data para que todos eles comparecessem diante de seu trono. O mais bonito seria declarado rei. Querendo arrumar-se o melhor possível, os pássaros foram tomar banho e alisar as penas às margens de um arroio. A gralha também estava lá no meio dos outros, só que tinha certeza de que nunca ia ser a escolhida, porque suas penas eram muito feias. “Vamos dar um jeito”, pensou ela. Depois que os outros pássaros foram embora, muitas penas ficaram caídas pelo chão; a gralha recolheu as mais bonitas e prendeu em volta do corpo. O resultado foi deslumbrante: nenhum pássaro era mais vistoso que ela. Quando o dia marcado chegou, os pássaros se reuniram diante do trono de Júpiter. Júpiter examinou todo mundo e escolheu a gralha para rei. Já ia fazer a declaração oficial quando todos os outros pássaros avançaram para o futuro rei e arrancaram suas penas falsas uma a uma, mostrando a gralha exatamente como ela era.Moral: Belas penas não fazem belos pássaros.
Ao mesmo tempo que precisamos evitar a poluição dos mananciais, devemos também economizar a água tratada. Deixar a torneira aberta, enquanto escovamos os dentes, nos coloca no rol dos responsáveis. Atitudes de respeito e preservação do meio ambiente, em particular o uso racional da água, podem ser desenvolvidas a partir de atitudes em sala de aula. Monitorar o hidrômetro (medidor do consumo de água), calcular o consumo de água por pessoa e promover campanhas de redução de gasto são caminhos interessantes para atingirmos tais objetivos.
Fonte: Revista Nova Escola – março/2007, pág. 17.
Qual é o principal assunto desse texto?
A importância de atitudes em sala de aula.
A poluição do planeta Terra.
O monitoramento do hidrômetro.
O consumo racional da água.
Leia o texto abaixo:
São Paulo, 24 de março de 2004.
Querida vovó, hoje lembrei que uns dias atrás, você me perguntou de que eu tenho medo, então eu respondi que tenho medo do escuro. Aí você olhou para mim e perguntou o que é medo. Eu não soube responder. Então eu estive conversando com meus colegas da escola e descobrimos que o medo é uma palavra que arrepia o corpo, arregala os olhos, ergue os fios do cabelo, bate queixo e dentes, bambeia as pernas e molha as calças. Medo é uma palavra que tem a cara fria da morte, olhos de mula sem cabeça, transparência de fantasmas e corpo de alma do outro mundo. Tudo isso é o medo, por isso eu não consegui lhe responder, pois além do escuro, tenho medo de outras coisas. Papai me falou que quando estamos com medo precisamos fechar os olhos e esquecer que estamos com medo. Em julho, vou passar as férias aí na fazenda, então conversaremos mais sobre o medo.