As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la a variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a linguagem oral informal usada entre avô e neto neste texto é
opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi“. a ausência de artigo antes da palavra “árvore”. o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal “está”. ao uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse“. a utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa. Em geral, as questões alternam níveis de exigência: por vezes, o candidato deve responder baseado nos seus conhecimentos; por vezes, baseado estritamente nas informações do texto; noutras ainda, o candidato precisa fazer uma análise cuidadosa da imagem apresentadNo caso, um exemplo do ajuste da língua às variadas situações de comunicação é a abreviação “tá” no lugar de “está”: redução típica do português coloquial. Edson Otero Silveira, AngloLetras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Viva la vida, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém
que costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada. almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúmeros inimigos. causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha muito poder. limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo. tinha a chave para todos os castelos nos quais desejava morar. Essa questão explora o gênero canção e para isso se vale de uma canção pop modernEssa escolha mostra a orientação da prova por testar a capacidade do candidato de compreender textos aos quais ele de fato é exposto. Mais especificamente, a questão pede o entendimento do relato feito na letra da canção, que é de um homem que já foi temido como rei, mas hoje varre as ruas e dorme sozinho. Assim, a única resposta possível é a letra A. Nota-se aqui a cobrança indireta de gramática e vocabulário, já que para entender a mudança de estado (de quem teve poder e hoje não tem nada) é crucial entender as formas verbais USED TO e WOULD, ambas frequentemente traduzidas como "costumava" ou alguma outra forma do Pretérito Imperfeito. Fábio Vasques, UnificadoA partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele
decide tirar a neve do quintal para convencer seu pai sobre seu discurso. culpa o pai por exercer influência negativa na formação de sua personalidade. comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas expectativas. conclui que os acontecimentos ruins não fazem falta para a sociedade. reclama que é vítima de valores que o levam a atitudes inadequadas. As tirinhas em quadrinhos são tradicionais gêneros textuais em provas de língua estrangeira, e no ENEM isso não é diferentÉ importante lembrar que as imagens são parte integral da construção de significado nesse gênero. Assim, mesmo quando faltar vocabulário, o candidato poderá entender a forma como a história se desenvolve ao acompanhar as ilustrações. Nesse caso, Calvin tenta usar conceitos filosóficos complexos para convencer o pai de que não é culpado de qualquer de seus atos incorretos. Inicialmente pego de surpresa, o pai de Calvin acaba por mandá-lo a tirar a neve da calçadDessa forma, compreende-se que a expectativa inical de Calvin (se livrar da culpa por seus atos) não foi alcançada (já que ele acabou sendo "punido"), portanto a melhor resposta para a questão só pode ser letra C. Fábio Vasques, UnificadoSendo a música uma das formas de manifestação cultural de um país, o rap brasileiro, a partir das informações do texto sido caracterizado
pela criatividade dos primeiros adeptos do gênero hip hop. como instrumento de reflexão crítica do jovem da periferia. como um gênero musical de menos prestígio na sociedade. pela irreverência dos cantores, adeptos e suas vestimentas. pela influência internacional nos nomes de músicas Referências à produção musical na forma de letras de músicas de artistas famosos, frases proferidas por músicos icônicos e históricos dos diversos gêneros musicais surgidos em inglês sempre servem de base para a elaboração de questões. Também é evidente a proposta do exame de aludir as mazelas sociais, referido no texto na forma dos desprivilegiados jovens da periferia do Rio e São Paulo. Eduardo Folks, AngloLangston Hughes foi um poeta negro americano que viveu no século XX e escreveu I, too em 1932. No poema, a personagem descreve uma prática racista que provoca nela um sentimento de:
coragem, pela superação. vergonha, pelo retraimento. compreensão, pela aceitação. superioridade, pela arrogânci resignação, pela submissão. É clara a proposta do Enem de abordar temáticas que a sociedade vem debatendo por conta da exposição de alguns fatos pela mídiA questão da discriminação racial é algo constante na imprensa e consequentemente nas rodas de conversO senso comum preza pelo politicamente correto e isto sempre deverá ser considerado na hora de encaminhar a resolução das questões que abordem tais temáticas. Eduardo Folks, AngloNo poema, o eu lírico se compara à cabra e no quinto verso utiliza a expressão "mala leche" para se autorrepresentar como uma pessoa
influenciável pela opinião das demais. consciente de sua diferença perante as outras. conformada por não pertencer a nenhum grupo. corajosa diante de situações arriscadas. capaz de transformar mau humor em pranto. Em primeiro lugar para uma boa compreensão do poema de Gloria Fuertes, devemos conhecer que em espanhol a palavra "cabra" além de se referir ao animal pode ser utilizada para fazer alusão a uma pessoa um pouco louca ou com pouco juízo ( como é o caso deste poema). E em segundo lugar a expressão "mala leche" em espanhol significa: má índole ou mau humor , com o que o quinto verso não tem que ser interpretado no sentido literal e sim no figurado. Carlos Castillo, UnificadoO texto aborda a questão da língua espanhola no século XXI e tem como função apontar que
as especificidades culturais rompem com a unidade hispânic as variedades do espanhol têm igual relevância linguística e cultural. a unidade linguística do espanhol fortalece a identidade cultural hispânica. a consolidação das diferenças da língua prejudica sua projeção mundial. a unificação da língua enriquece a competência linguística dos falantes. O texto "Pensar la lengua del siglo XXI" trata sobre as diferenças entre o espanhol da Espanha e o espanhol da América e como a Real Academia Espanhola tenta unificar o espanhol. Embora esta unificação leve a perda das diferenças culturais. As duas ultimas frases explicitam bem a ideia geral do texto de que o espanhol atual é o conjunto de 22 línguas, cada uma com as suas características e sem nenhuma ser mais importante do que outrIsso nos leva a alternativa correta de que todas as variedades do espanhol têm igual relevância linguística e cultural. Carlos Castillo, UnificadoNo último parágrafo do fragmento sobre o bilinguismo no Paraguai, o autor afirma que a língua guarani, nas escolas, deve ser tratada como língua de comunicação e não de imposição. Qual dos argumentos abaixo foi usado pelo autor para defender essa ideia?
O guarani continua sendo usado pelos paraguaios, mesmo sem a escola e apesar del O ensino médio no Paraguai, sem o guarani, desmereceria todo o trabalho realizado e as esperanças acumuladas. A língua guarani encontrou uma funcionalidade real que assegura sua reprodução e continuidade, mas só isso não bast A introdução do guarani nas escolas potencializou a difusão da língua, mas é necessário que haja uma postura ética em seu ensino. O bilinguismo na maneira de ensinar o guarani tem causado estragos contra a língua, a cultura e a lealdade dos paraguaios ao guarani. Em primeiro lugar, é importante notar que a prova de fato privilegia temas culturais, sociais e políticos relacionados aos países de língua espanhola, como é o caso desse modelo de questão, sobre o bilinguismo no Paraguai. Sobre esse texto em específico, atente para o vocabulário que costuma aparecer em diversas leituras: "aun" pode ser traduzido por "até"; "sin embargo" pode ser traduzido por "no entanto". a alternativa correta é a letra D, afinal, para que o guarani passe a ser verdadeiramente uma língua de inserção _ e não de imposição _, não basta que ele seja incluído nos currículos escolares: é necessário que se estabeleça uma dinâmica de valorização e respeito à língua, ensinando-a de forma comprometida e éticGabrielle Lafin, AngloO conflito de gerações e de grupos étnicos reproduz, na visão do eu lírico, um contexto social assinalado por
modernização dos modos de produção e consequente enriquecimento dos brancos. preservação da memória ancestral e resistência negra à apatia cultural dos brancos. superação dos costumes antigos por meio da incorporação de valores dos colonizados. nivelamento social de descendentes de escravos e de senhores pela condição de pobreza. antagonismo entre grupos de trabalhadores e lacunas de hereditariedade. A memória da cultura negra é representada por elementos ou entes como "Pai-João, Mãe-negra, Fulô, Zumbi" presentes no sétimo verso. A valorização deles, assim como a do blues, é contraposta ao tédio dos brancos. A referência no início do poema à alma negra, que não será apagada pelo passar do tempo e suas seguidas gerações, já indica a temática de preservação de sua memóriWilliam Boenavides, AngloO poema de Sonia Queiroz apresenta uma voz lírica feminina que contrapõe o estilo de vida do homem ao modelo reservado à mulher. Nessa contraposição, ela conclui que
A mulher deve conservar uma assepsia que a distingue de homens, que podem se jogar na lama. A palavra "fogo" é uma metáfora que remete ao ato de cozinhar, tarefa destinada às mulheres. A luta pela igualdade entre os gêneros depende da ascensão financeira e social das mulheres. A cama, como sua "alvura e enxovais", é um símbolo da fragilidade feminina no espaço doméstico. Os papéis sociais destinados aos gêneros produzem efeitos e graus de autorrealização desiguais. O texto demarca claramente a diferença das construções sociais associadas a cada gênero. Às mulheres toca o papel de obediência, moral e educação _ o que depreende-se pelas referências aos enxovais, à comida, ao dote e ao casamento. Aos homens, o desregramento e a falta de limites é permitido _ sujam-se na lama, arrotam, lambuzam-sO poema põe em destaque e sutilmente denuncia a assimetria dessas relações, uma vez que aos homens é permitida a liberdade e à mulher o recato e a privação da autonomia são impostos. William Boenavides, AngloNa passagem citada, Riobaldo expõe uma situação decorrente de uma desigualdade social típica das áreas rurais brasileiras marcadas pela concentração de terras e pela relação de dependência entre agregados e fazendeiros. No texto, destaca-se essa relação porque o personagem-narrador
relata a seu interlocutor a história de Zé-Zim, demonstrando sua pouca disposição em ajudar seus agregados, uma vez que superou essa condição graças à sua força de trabalho. descreve o processo de transformação de um meeiro - espécie de agregado - em proprietário de terr denuncia a falta de compromisso e a desocupação dos moradores, que pouco se envolvem no trabalho da terr mostra como a condição material da vida do sertanejo é dificultada pela sua dupla condição de homem livre e, ao mesmo tempo, dependente. mantém o distanciamento narrativo condizente com sua posição social, de proprietário de terras. O narrador Riobaldo fala a seu interlocutor silencioso sobre a situação de agregados e de fazendeiros a partir da experiência de Zé-Zim e da sua própria trajetória familiar. As situações narradas remetem praticamente à experiência de nomadismo dos dependentes. Nesse contexto, entende-se por que "quem é pobre, pouco se apega", como inicia o trecho citado. William Boenavides, Anglo