Descrição: | Infográfico sobre como funciona o reverso de um avião. Aterrissar um avião de grande porte sem o uso do reverso (equipamento que inverte a pressão da turbina e ajuda a aeronave a frear) é possível. Mas a falta desse equipamento pode dificultar o pouso em situações não ideais da pista -como é o caso em Congonhas.
'É possível parar um avião de grande porte, como o Airbus, sem acionar o reverso. Mas numa pista curta, sem área de escape e considerada crítica, como Congonhas, o uso do reverso dá mais segurança na hora da aterrissagem', afirmou ao G1 o engenheiro aeronáutico João Zacharakis, que desde os anos 70 dá treinamento a pilotos em simuladores de vôo.
Segundo ele, frear um Airbus sem o uso do reverso requer mais espaço na pista do aeroporto para que o avião reduza sua velocidade. A própria fabricante do Airbus reconhece isso. Em seu manual, diz que são necessários mais 55 metros de pista para frear a aeronave sem o reverso em uma condição de 'pista contaminada' - isto é, em uma situação de chuva forte.
O que poderia aumentar o risco de um pouso sem reverso em Congonhas é o tamanho da pista principal -de 1.940 metros de extensão, considerada curta por especialistas, ainda mais para aviões grandes e pesados, como o Airbus A320. O fato de não haver uma área de escape no mais movimentado aeroporto do país também contribui para aumentar a dificuldade em realizar um pouso ou uma decolagem.
'Quanto mais restrições existem na hora do pouso, menos flexibilidade de opções o piloto e o avião têm', disse ao G1 Jorge Filipe Almeida, ex-piloto da FAB e hoje dono de uma empresa de treinamento de aviadores e de segurança em vôo. |